terça-feira, 12 de maio de 2009

We are Carnaval, We are Bahia

Realizar sonhos é algo que não tem preço. Esta comprovação eu tive este ano. Depois de passar anos e anos sonhando, desejando e vendo cada minuto de toda aquela emoção por meio da televisão, enfim havia chegado a minha vez. Malas arrumadas, abadás comprados, e lá estava eu rumo ao meu primeiro CARNAVAL EM SALVADOR.


Como diz a música de Moraes Moreira, “imagina só que loucura essa mistura Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia. De Todos os Santos, encantos e Axé, sagrado e profano”.
E que mistura maravilhosa! Negros, brancos, pardos, índios, ricos e pobres, criança, adulto, jovem... todos embalados por um só ritmo: o do coração.


E assim, todas as minhas expectativas foram passando na minha frente (tudo bem, confesso que me imaginei ajoelhada em pleno Farol da Barra, aos prantos, agradecendo aquele momento ao som de “We are Carnaval”. Nada disso aconteceu). A emoção que senti a cada dia era indescritível. Os minutos correm, não param. "A cidade não para, o trio não para", nada ali para.


Por que não inventam algum remédio que faça a gente ficar acordado por 5 dias? Dormir em pleno carnaval de Salvador é perda de tempo. Como diz a propaganda da skol veiculada este ano (http://www.youtube.com/watch?v=GfKcF75mpyk), “come o que tiver pra comer, dorme se der pra dormir”... E assim é Salvador. 13 pessoas em um mesmo apartamento, dormindo amarrotadas em colchões no chão, malas, roupas, abadás, tênis e meias espalhados do quarto à sala. Café da manhã? Coca-cola. Almoço? Pizza hut. Jantar? Sanduíche com o nome de arretado, na praça das gordinhas, depois do bloco. Ô saudades...


E ali, em meio a multidão você se esbalda, se solta, grita, pula... Pra falar a verdade você não se reconhece. Tem coisas, que só carnaval de Salvador justifica. Tem coisas, que quem nunca foi, não explica. Os sotaques se misturam. É um tal de “oxe” pra cá, “uai” pra lá, “ixxxkol e Ixxchin”, e você chega na quarta-feira de cinzas falando “meu rei”.


E sempre tem uma figura que marca...Uma dessas foi o querido Waltinho, nosso "taxista oficial". Ooohhh baiano arretado! Seu táxi era a expressão máxima da festa: DVD portátil ligado às alturas, com Asa, Chiclete, Ivete; dependendo do bloco que íamos no dia.. E se engana quem pensa que só a gente dançava e cantava ali dentro. Waltinho era o mais animado. Não se importava nem de levar nós 8 dentro do táxi...rsrsrsrsrs....


Waltinho, eu e Ban (as outras 6 meninas estavam no banco de trás), rumo ao Coruja



A rotina era extensa: acorda, se arruma, aeroclube trocar abada, volta pra casa, se arruma, come alguma coisa, bebe várias coisas, e no fim do dia, bem ali, com o sol se pondo no Farol, o trio faz seus primeiros acordes...uma guitarra que tira um som aqui, um tambor que faz um batuque...e a festa começa. Reflexo da alegria e da euforia, de encontros e reencontros, de “encantos e Axé, sagrado e profano”...


E que venha 2010...


Farol da Barra, último dia, Balada com Jammil



5 comentários:

  1. Amigaaa, adorei seu blog! Dei muitas risadas com o post de Salvador. Realmente é o melhor carnavel do mundoooo! Emoção total! Que bom que você aproveitou bastante. Adorei também o texto da Marta Medeiros, ela é o máximo mesmooo! Também gosto muito dela! Escreva sempre, irei prestigiá-la, assim me sinto mais pertinho de você. suadades. Poly

    ResponderExcluir
  2. Amigaaa, adorei seu blog! Dei muitas risadas com o post de Salvador. Realmente é o melhor carnavel do mundoooo! Emoção total! Que bom que você aproveitou bastante. Adorei também o texto da Marta Medeiros, ela é o máximo mesmooo! Também gosto muito dela! Escreva sempre, irei prestigiá-la, assim me sinto mais pertinho de você. suadades.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, Tô adorando ler os textinhos a cada dia! Graças a Deus que desfrutei desse carnaval com vc e como vc disse, a gente se transforma lá.

    E que venha 2010!!!

    Paulinha

    ResponderExcluir
  4. Apaga a luz jesus
    Chagas abertas em Salvador....

    ResponderExcluir
  5. Me arrepiei!
    Descreveu PERFEITAMENTE!
    Faço minhas TODAS essas palavras... Salve, Salvador!
    Sagrado e profano o baiano é carnaval...!!!!

    Dias marcados pra sempre em mim. (Pelo menos os momentos dos quais eu consigo me lembrar... kkkk!!!)

    AMOOOOOOOO, minha parceira agora sem juízo!
    SAUDADES DEMAIS!

    ResponderExcluir