domingo, 24 de maio de 2009

Domingo e chuva

Tem um texto belíssimo da Martha Medeiros que diz assim: “A dor-de-cotovelo corrói milhares de corações de segunda a domingo — principalmente aos domingos, quando quase nada nos distrai de nós mesmos”. É um texto que fala da separação como um ato de amor. Agora vocês imaginem um domingo desses, com ressaca e chuva. Coração vazio, cama vazia, casa vazia. Parece que o olhar sob nós mesmos criam lentes de aumento, e o que você enxerga?

Acho que neste momento prefiro não me voltar tanto para mim, e procuro me distrair com amenidades, com conversas sem sentido com as amigas no MSN (com todas reclamando do domingo de chuva, do tédio e da falta do que fazer), com as lembranças da noite anterior, com fofocas de site e uma vez ou outra eu arrisco ligar a TV e ver o Faustão. Hoje o dia não está bom nem para uma boa leitura, nem um bom filme. A mente não permite tamanha serenidade.

Não gosto de chuva. Não gosto de domingo. Meus domingos já foram melhores em duas épocas muito distintas da minha vida: aquela que era divertido até assistir “dança dos famosos”, no Faustão, comendo sanduíche da Super Pizza; e aquela, menos distante, que era divertido se maquiar, se arrumar e ir para domingueira.

Hoje, nem um nem outro faz sentido. A preguiça é extensa, o corpo já apresenta um cansaço de quem quer tranquilidade, e quem diria, a segunda-feira já nem assusta tanto. O corre corre hoje me anima mais. A rotina de academia-trabalho-casa é mais produtiva e me acrescenta muito mais que os fins de semana de agito. Nossa, será que estou ficando uma velha? Como diz o velho ditado: “mente vazia, morada do diabo”. Acho que o problema não está tanto no domingo, mas no que fazemos com o ócio que geralmente ele nos proporciona.

Ufa!! Amigas me convidam para um jantarzinho japonês. Pelo menos agora a reclamação sobre o domingo não vai ser virtual...

Um comentário:

  1. Normal essa indisposição Lua! Estar nos mesmos lugares sempre é chato mesmo, não significa que vc está ficando mais velha... (mesmo estando. Todos nós estamos).Em dias como esse, o bom mesmo é procurar coisas diferentes pra fazer e que, de preferência, não exijam tanto esforço, afinal, dia de chuva é sinônimo de moleza!!!! Beijoo

    ResponderExcluir